quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Robô gigantesco controlado por telefone

Olhando de fora, este robô japonês faz o Godzilla parecer fofo. O robô de quatro metros é blindado, armado e pode ser controlado de dentro da cabine ou remotamente, por meio de um smartphone. Por trás dessa aparência durona, o robô responde a sorrisos.

A Suidobashi Heavy Industry (http://suidobashijuko.jp/) criou este robô movido a diesel, ao qual deu o nome de Kuratas. Ele se move com rodas a uma velocidade de até 10 quilômetros por hora. Um sistema de controle na cabine permite que o piloto mexa os braços e o corpo com leveza. Para quem não quiser escalar o robô, como a japonesa do vídeo hilário de demonstração (http://www.youtube.com/watch?v=2iZ0WuNvHr8), ele também pode ser controlado usando um smartphone.
A parte mais estranha é o “armamento”. Apesar das garras de ferro e do escudo de carbono, o “lançador LOHAS” lança garrafas de água sem muita mira e só atinge o alvo de vez em quando. Uma metralhadora atira bolinhas quando o piloto sorri. Mas apesar da “arma sorriso”, o robô não faz cupcakes.
É possível comprar o Kuratas pela bagatela de 1,3 milhões de dólares. Ele tem sete visuais e pode vir em cores diferentes. Quando não estiver sendo usado em algum tipo de batalha de robôs a la “Gigantes de Aço”, a empresa sugere que seja usado para auxiliar bombeiros e até mesmo na limpeza da casa.
A Suidobashi Heavy Industry deixa claro quais são os limites do robô. “O Kuratas é uma obra de arte”, explica o vídeo. “Não é um veículo normal, então não garante segurança e conforto”. A máquina gigantesca poderia tornar seu sonho de pilotar um robô realidade. Isso se não cair em mãos erradas primeiro.
FONTE: Discovery Notícias