quarta-feira, 3 de outubro de 2012

O meteórico sucesso de Psy e sua 'Gangnam Style'

A letra é em coreano, o cantor não é nenhum galã e essa dancinha nenhuma novidade. Mesmo assim, o cantor sul-coreano Psy conquistou o mundo com sua Gangnam Style.

O novo popstar mundial tem um estilo todo próprio. E a sua dança estilo caubói está sendo imitada ao redor do planeta - de escolas e estádios, a navios da marinha e até prisões.

A maioria nunca ouviu falar de gangnam, o bairro mais glamouroso de Seul, e nem de Psy, o cantor que agora pode ser visto do lado de astros pop consagrados. Na semana passada, numa entrevista coletiva ao voltar para Seul depois de diversos compromissos de divulgação - o próprio Psy admitiu que o seu sucesso parece irreal. Há dois meses, pouca gente fora da Coreia do Sul sabia quem ele é.

Agora, está no número um das paradas britânicas e já prometeu dançar sem camisa se repetir a façanha nos Estados Unidos.

Nos últimos anos, gravadoras sul-coreanas investiram tempo e muito dinheiro para divulgar no exterior bandas hiper produzidas de jovens glamourosos.

Ironicamente, o único a fazer sucesso é Psy, que nas palavras de um conhecedor da indústria musical, não é nem jovem, nem sensual - e nem sabe dançar direito.

Fonte: BBC Brasil