quarta-feira, 17 de abril de 2013

Atentado em Boston: investigação foca em mochila e panela

A investigação sobre o atentado na Maratona de Boston entrou nesta quarta-feira em seu terceiro dia, e as autoridades ainda não conseguiram traçar um perfil do responsável - ou dos responsáveis - por provocar as explosões que mataram 3 pessoas e feriram mais de 170. Ninguém assumiu a autoria, e nenhum suspeito foi preso. Por ora, os médicos tentam salvar vidas, enquanto os investigadores se focam em algumas pistas consideradas relevantes. 

Entre os indícios recolhidos no local do atentado, há pedaços de nylon preto que podem ser de uma mochila, fragmentos de esferas metálicas e pregos, e possivelmente restos de uma panela de pressão, segundo Richard Deslauriers, agente especial do FBI encarregado do escritório de Boston. Esses itens estão sendo reconstruídos no laboratório do FBI em Quantico, na Virgínia. 

Suspeita-se que os autores do atentado carregavam malas pesadas ou mochilas feitas de nylon escuro e que as bombas tenham sido preparadas com pólvora e esferas metálicas colocadas dentro de panelas de pressão. Porém, os investigadores ainda não sabem se os responsáveis são um grupo organizado ou um indivíduo solitário, se são estrangeiros ou americanos. 

Para especialistas consultados pela rede CNN, os dispositivos usados no ataque são "típicos" de um terrorista solitário, que constrói a bomba por conta própria seguindo uma receita amplamente divulgada na Internet. Nesse caso, a fórmula se parece muito com uma recomendada pela própria Al Qaeda a seus apoiadores pelo mundo - bastante eficiente e difícil de ser rastreada. Mas também é adotada por grupos de extrema direita nos EUA.

População faz vigília em homenagem às vítimas dos atentados ocorridos durante a Maratona de Boston
População faz vigília em homenagem às vítimas dos atentados ocorridos durante a Maratona de Boston

Fotos feitas pela Força-Tarefa Conjunta de Combate ao Terrorismo em Boston mostram pedaços retorcidos de um invólucro metálico, fios, uma bateria e o que parece ser uma pequena placa de circuito. Em uma imagem, uma mala clara e abandonada é vista no chão, antes da explosão, no mesmo local das detonações. Em outra, tirada depois do atentado, a mala já não aparece mais. As autoridades ainda não comentaram publicamente a relevância das fotos.

Terror - As duas explosões ocorreram com poucos segundos de intervalo, na segunda-feira, junto à linha de chegada da maratona. Muitas vítimas sofreram amputações, e 23, segundo a CNN, continuam em estado crítico. Os três mortos são um menino de 8 anos, morador de Boston; uma mulher de 29 anos, que vivia numa cidade próxima; e uma estudante chinesa, estudante de pós-graduação na Universidade de Boston, cuja identidade ainda não foi divulgada, a pedido da família.

O presidente dos EUA, Barack Obama, que viaja na quinta-feira a Boston para uma cerimônia em homenagem às vítimas, qualificou o incidente na terça-feira como um "ato de terror". Esse foi o pior atentado em solo americano desde o ataque da Al Qaeda com aviões sequestrados, em 11 de setembro de 2001.

Fonte: Revista Veja