sexta-feira, 14 de junho de 2013

TED Global 2014 será no Brasil

O próximo TED Global, a conferência mundial de ideias que merecem ser espalhadas, vai ser na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, entre 6 e 10 de outubro de 2014, depois da Copa e antes das Olimpíadas. É a primeira vez que um dos dois principais eventos do TED irá acontecer fora da América do Norte ou do Reino Unido. “O Sul está chamando”, disse o curador e diretor do TED Chris Anderson, despedindo-se da Europa no palco do evento, em Edimburgo, na Escócia.



O TED, cuja sigla significa “tecnologia, diversão e design” é hoje considerado um dos principais eventos da classe criativa no mundo. Suas palestras, distribuídas gratuitamente pelo site ted.com, são vistas bilhões de vezes e muitas vezes tornam-se fenômenos, sendo assistidas em todos os cantos do mundo e levando desconhecidos ao estrelato. Clique aqui se quiser ler uma reportagem da SUPER sobre o TED que aconteceu na Califórnia em fevereiro deste ano.
O anúncio de que o próximo TED Global será no Brasil foi feito hoje de manhã, logo após a palestra em inglês da neurocientista carioca Suzana Herculano-Houzel, e foi muito aplaudido pelo público. Chris disse que adora Edimburgo, na Escócia, onde o TED Global costumava acontecer, mas que o sonho dele é fazer com que a conferência seja realmente global. “Há no sul muita inovação, muita criatividade, muitas perguntas e respostas que o mundo precisa escutar”, disse ele. Haverá em 2014 um número maior de palestrantes brasileiros e sul-americanos do que em eventos anteriores. Mas quem quiser assistir ao vivo precisa ter bolsos fundos e agir logo: os ingressos custam 7.500 dólares e esgotam rápido.
A SUPER colabora com o TED no projeto Ideia Visual. Funciona assim: nós criamos infográficos sobre as palestras deles, que são publicados na revista e depois traduzidos para o inglês e espalhados pelo mundo pelo TED. Na estreia do projeto, este mês, a imagem que criamos sobre a façanha do mágico David Blaine provocou um boom de audiência para a palestra dele, que se tornou a segunda mais assistida do TED no dia, com cerca de 1.500 visualizações por segundo. O designer Rafael Quick, da SUPER, que desenhou o Ideia Visual, está neste momento no TED de Edimburgo, pesquisando para uma grande reportagem infografada sobre como as ideias se espalham.

Fonte: Revista Superinteressante