quarta-feira, 31 de julho de 2013

Cidade perdida há 1200 anos é encontrada no Camboja

Com a ajuda de tecnologia laser, o australiano Damian Evans e pelo francês Jean Baptiste Chevance, encontou uma cidade perdida há mais de 1200 anos nas florestas do Camboja.
A cidade se chama Mahendraparvata (nome descoberto através de inscrições antigas) e fica na região de Siem Reap, no nordeste do país. Atualmente, ela se encontra escondida em meio à selva, mas em seus tempos áureos a cidade chegou a ocupar o topo da montanha Phnom Kulen.A civilização foi construída por Jayavarman II, o fundador do Império Khmer, no ano de 802, – 350 anos antes do famoso templo Angkor Wat, declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, também que também fica no Camboja.  Mahendraparvata está soterrada há cerca de dez séculos, segundo estimativa dos pesquisadores.



Na cidade perdida, foram encontrados templos antigos, que parecem intocados há séculos. Além disso, há uma caverna com entalhes nas paredes, as quais, acreditam os pesquisadores, eram utilizadas por eremitas entre os séculos IX e XVI. 




O equipamento usado para encontrar a estrutura, conhecido como LIDAR, pode detectar pequenos objetos enterrados mesmo se for usado a partir de um helicópteroO instrumento se baseia em uma tecnologia que emite lasers e analisa a luz refletida para fazer um “raio x” do ambiente.

Fonte: Revista Superinteressante