quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Engarrafamento dá origem à peça de teatro e o público assiste dentro dos carros


Peça é uma parceria entre o o Grupo XIX de Teatro e a  Compagnia del Teatro dell'Argine (Itália) (Foto: Marcela Falci / Divulgação)


O ponto inicial do espetáculo Estrada do Sul é o retorno de um domingo de férias. Por circunstâncias misteriosas, um engarrafamento que parece nunca ter fim se forma. Com o tempo, as pessoas vítimas do engarrafamento são forçadas a enfrentar problemas e a falta de comida e água. A montagem do Grupo XIX de Teatro com a italiana Compagnia del Teatro Dell’Argine se inspira em um conto do escritor Julio Cortazar.

A novidade é o fato de o diretor italiano Pietro Floridia criar a interação entre público e atores dentro dos carros parados. São 23 atores ocupando 18 carros e na Vila Maria Zélia, na Zona Leste, sede do grupo paulistano. As cenas se desenvolvem dentro dos próprios veículos, onde os atores interagem com os 54 passageiros (ou público, se preferir). Em comum entre os espectadores, é a rádio sintonizada nos veículos que envia notícias sobre o engarrafamento e sobre o que acontece longe dali.

"Estrada do Sul" promove interação entre público e atores dentro dos carros (Foto: Marcela Falci / Divulgação)

A discussão da peça, que estreia nesta quarta-feira (4), gira em torno da necessidade de romper com o individualismo - bem simbolizado nos automóveis -, sair do estágio de pânico e discutir a necessidade de não pensar só em si mesmo. Aos poucos, público e atores percebem que não sairão do lugar (literalmente) se não houver interação.

Fonte: Revista Época