terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Projeto de Internacionalização impulsiona Pequenas e Médias Empresas

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Miguel Jorge, o secretário de Tecnologia Industrial do MDIC, Francelino Grando, o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Reginaldo Arcuri, e o embaixador João José Soares Pacheco, da Delegação da Comissão Européia, lançaram dia 2, em Brasília, o Projeto de Apoio à Inserção Internacional de Pequenas e Médias Empresas.
O ministro do Desenvolvimento, Miguel Jorge, afirmou que o Projeto será de fundamental importância para atingir a meta da Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP) de aumentar em 10% o número de PMEs exportadoras, e que os investimentos em capacitação e parcerias internacionais tornam esse avanço mais rápido. O ministro acredita que o desafio de inserir 13 mil novas micros e pequenas empresas no mercado externo até 2010 será superado, proporcionando expansão e diversificação de atuação.
O presidente da ABDI, Reginaldo Arcuri, ressaltou a importância de investir na capacitação técnica para conduzir a superação da meta da PDP. “A ABDI, junto com seus parceiros, irá desenvolver ações de informatização, capacitação, profissionalização, qualificação de nichos de mercado e intercâmbio”, afirma Arcuri.
“O projeto chega num momento significativo, em meio à crise mundial, e demonstra que apostar no potencial das pequenas e médias empresas brasileiras é uma confiança no crescimento de todo o mercado empresarial e uma solução para vencer a crise”, afirmou o embaixador da Delegação da Comissão Européia, João José Soares Pacheco.
Ao todo são 33 projetos desenvolvidos pela ABDI, com entidades parceiras regionais, nacionais, públicas e privadas. Desse montante, 17 são projetos desenvolvidos diretamente com parceiros e 16 são financiamentos de projetos regionais locais.
O PAIIPME vai promover e apoiar a expansão e a diversificação dos intercâmbios das PMEs brasileiras, com ênfase particular em produtos de maior conteúdo tecnológico. As ações são direcionadas à melhorar a capacidade das PMEs para operações internacionais; reconhecimento de mercados potenciais, adaptação de tecnologias de processos produtivos e serviços; melhoria do ambiente externo local para operações de exportação, além proporcionar e apoiar o estabelecimento de parcerias com mercados-alvo.

Mais informações para imprensa:
Assessoria de Comunicação Social ABDI - Marcia Oleskovicz -marcia.oleskovicz@abdi.com.br