segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Conheça seis mecanismos de busca alternativos

Quando se fala em mecanismo de busca, logo se pensa no Google. Mas existem diversas outras ferramentas e sites para quem precisa resolver uma dúvida, procurar determinada informações ou simplesmente saber mais sobre um assunto específico. O site ReadWriteWeb, dizendo que o formato da caixa retangular de pesquisa pertence ao passado, e não ao futuro das buscas, publicou uma lista com as melhores alternativas que surgiram em 2008. Conheça seis delas.

Com o KallOut, não é necessário parar o que se está fazendo para lidar com barras de ferramenta e outras janelas: basta usar o mouse para selecionar o que se deseja procurar. A busca será feita e os resultados serão mostrados, literalmente, ali mesmo onde você está. Baixe e pratique até pegar o jeito. É uma maneira bem mais eficiente de fazer buscas, como diz o site.

O Kosmix responde à busca feita com uma longa página com cara de portal que mostra resultados em todas as categorias possíveis. Há múltiplas fontes, imagens de vários sites, áudio, opiniões, vídeos, dados de outras páginas, além de conteúdos de todos os sites grandes como eBayYouTube e Wikipedia. A cada busca, você recebe quase que uma enciclopédia multimídia em uma página.

Em vez de uma companhia gigante armazenando bilhões de sites em milhares de servidores a um custo de milhões de dólares, a Faroo - por enquanto em versão beta - conta com a rede P2P que conecta os integrantes por meio de seus PCs. Tem versão apenas para Windows, por enquanto.

Mednar é uma ferramenta de busca específica para assuntos de medicina e saúde, trazendo vasta gama de informação de mais de 40 fontes sobre tudo que se possa pensar a respeito de doenças.

Ao usar o Quintura, você recebe uma tela dividida em duas áreas. À direita estará a lista de resultados, como você conhece. Mas à esquerda o que se vê é uma nuvem de tags. A palavra que você buscou circundada por diversas outras palavras - conceitos relacionados a sua busca original. Clique sobre qualquer uma delas, e tanto a lista de resultados como a nuvem de tags se reorientarão para a nova especificação.

O Surf Canyon é um add-on para Firefox e Internet Explorer (versões 6 e 7) que personaliza os resultados enquanto você busca no Google, Yahoo, Microsoft Live Search e Craiglist. Ao receber os resultados, você clica nos que interessarem e o SufCanyon percebe o que você procura, sugerindo outros resultados relevantes.

Segundo o site, 2008 foi o ano em que as buscas "saíram da caixinha". Para saber mais sobre ferramentas alternativas, acesse owww.altsearchengines.com/. E o artigo original da ReadWriteWeb pode ser lido (em inglês) pelo atalho http://tinyurl.com/3jb4ag.