quarta-feira, 27 de maio de 2009

EUA confirmam 11 mortes em pacientes da nova gripe


Morte de mulher de 50 anos em Nova York foi confirmada. País tem 7.927 contaminados, segundo agência do governo.
O Centro de Controle de Doenças (CDC) dos EUA elevou nesta quarta-feira (27) para 11 o número de mortos nos Estados Unidos entre pacientes da nova gripe, e confirmou que existem 7.927 casos em todo o país, quase 1,5 mil a mais que no relatório da segunda-feira.
O novo relatório acrescenta à apuração oficial a morte de uma mulher de 50 anos em Nova York no fim de semana passado, em consequência de complicações de saúde relacionadas à gripe suína. 
O CDC não confirmou, no entanto, a morte de outra pessoa em Chicago, que as autoridades sanitárias locais relacionaram na segunda-feira ao vírus A (H1N1).
A doença se espalhou em 47 estados dos Estados Unidos, mais o Distrito de Columbia. Apenas Alasca, Virgínia Ocidental e Wyoming não informaram de casos da doença.
Os estados nos quais a epidemia está mais presente são Texas e Wisconsin, que superam os mil casos confirmados, seguidos de perto por Illinois, que conta com 927. 
Em Washington, Arizona e Califórnia, foram registrados mais de 500 casos. 
Em sua análise dos últimos relatórios, o CDC destacou que a atividade dos vírus A (H1N1) está diminuindo nos EUA, mas disse que o número de casos continua muito elevado para a temporada, e advertiu que é muito possível que o foco continue se expandindo durante o verão (hemisfério norte). 
Também reiterou suas recomendações sobre medidas higiênicas básicas para evitar o contágio, como lavar frequentemente as mãos, evitar tocar o nariz, a boca e os olhos, e permanecer em casa se aparecerem sintomas. 
A nova gripe deixou até agora 85 mortos e 4.721 doentes no México. Além desses casos, há uma morte no Canadá e outra na Costa Rica, além de milhares de infectados em mais de 40 países do mundo. 
Apesar do nome, a gripe suína não apresenta risco de infecção por ingestão de carne de porco e derivados.

Fonte: Portal G1