terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Estudo aponta o Brasil como a 5ª economia em 2030

O país do futuro é o que somos. "O Brasil será a quinta maior economia do mundo em 2030, pelos cálculos da PricewaterhouseCoopers, divulgados este mês de janeiro, em Londres. Até lá, teremos ultrapassado gigantes como Alemanha, Reino Unido e França. Os prognósticos econômicos indicam ainda que até 2020 o Produto Interno Bruto (PIB) do grupo de sete maiores emergentes - chamado E-7 e formado por China, Índia, Brasil, Rússia, México, Indonésia e Turquia - será maior do que o do G-7. Cinco das 10 maiores economias, até 2030, serão países hoje tidos como emergentes.


O relatório leva em consideração o ritmo de crescimento e a valorização média das moedas de cada país para traçar perspectivas de médio e longo prazos. Para a PricewaterhouseCoopers, E-7 e G-7 terão pesos equivalentes por volta de 2019. A diferença de riquezas vem caindo - em 2000, o PIB dos sete países mais ricos do mundo era o dobro dos países hoje considerados emergentes pela consultoria - e, este ano, deve sofrer sua maior redução: 35%. Após a ultrapassagem, a distância seguirá aumentando: em 2030, o E-7 será 30% mais rico que Estados Unidos, Canadá, Japão, Alemanha, França, Reino Unido e Itália (G-7).

‘Em 2030, nossas projeções sugerem que o top 10 global do ranking de PIB terá a liderança da China, seguida dos Estados Unidos, Índia, Japão, Brasil, Rússia, Alemanha, México, França e Reino Unido", afirmou o relatório, assinado pelo diretor de Macroeconomia da PwC, John Hawksworth. Entre os reposicionamentos, três chamam mais atenção: a China, que ultrapassa os EUA, a Índia, superando o Japão, e o Brasil deixando para trás todos os gigantes europeus. Outra constatação do estudo é que a economia indiana crescerá mais rápido que a chinesa na década de 20. "A influência do E-7 já é enorme e esta análise mostra que a questão não é se o E-7 ultrapassará o G-7, mas quando", explicou Ian Powell, economista da PwC." As informações são do jornal O Estado de São Paulo.

Fenômenos como este previsto no estudo aconteceram na história mundial recente. Lembremos do Japão do pós guerra, completamente destruído emergiu para um dos países mais ricos e desenvolvidos do mundo. Os japoneses mostraram ao mundo a força de reconstrução de uma nação. Os passos que devem ser dados para que surfemos nesta onda de crescimento dependem de nosso empenho e de nossas projeções hoje. É por este motivo que nossa empresa sempre levanta bandeiras como a do Lucro Real, a opção tributária que faz toda a diferença para a sobrevivência no mercado de TI, e com lucratividade. Abra os olhos e atente para o que estamos fazendo hoje em prol do crescimento econômico e social de nosso país que tem perspectivas maravilhosas
Fonte: InsightsNews