terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Tarso Genro anuncia saída do Ministério da Justiça

As eleições deste ano já começam a causar as primeiras mudanças no gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O ministro da Justiça, Tarso Genro, anunciou nesta terça-feira que deixa a pasta no próximo dia 10 para poder se dedicar exclusivamente à sua pré-candidatura para o governo do Rio Grande do Sul.
O anúncio foi feito após uma reunião com o presidente Lula no Conjunto Cultural do Banco do Brasil, em Brasília, onde está funcionando provisoriamente a Presidência.
Segundo o ministro, seu pedido de exoneração já havia sido encaminhado ao presidente Lula, e a reunião desta terça-feira teria acontecido apenas para apresentar um relatório sobre os projetos do ministério que estão em andamento.
Ainda de acordo com Genro, citado pela Agência Brasil, o governo deve anunciar o nome de seu sucessor já na próxima segunda-feira, três dias antes de ele deixar o cargo.
"Ele (Lula) fez uma avaliação de todo o quadro, levantou esses nomes que vocês estão acostumados a divulgar agora, mas só vai fazer sua opção provavelmente três dias antes do dia 10", disse.
Entre os nomes citados pelo ministro como cotados para sucedê-lo na pasta estão o atual secretário-executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Barreto, e o deputado federal José Eduardo Cardoso (PT).
Em declarações a jornalistas, Genro disse que os dois nomes "são absolutamente compatíveis" para assumir o ministério.
Tarso Genro é o primeiro ministro a deixar o governo Lula para poder concorrer nas eleições deste ano.
Espera-se que outros nomes, entre eles a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff - provável candidata à Presidência pelo PT - deixem o governo até 3 de abril, prazo final para a desincompatibilização de ministros.
Fonte: BBC Brasil