quarta-feira, 3 de abril de 2013

Jardineiro de 104 anos dá dicas de longevidade pelo Twitter

Um homem de 104 anos, tido como o jardineiro mais idoso da Grã-Bretanha, vai distribuir dicas sobre jardinagem pelo Twitter.
Apesar da idade avançada, Ralph Hoare, do condado de Gloucestershire, na Inglaterra, ainda cultiva legumes, frutas e flores, uma paixão antiga.
Ele começou a fazer jardinagem em 1914 e cita a atividade como um dos segredos para sua vida longa.


Hoare vai responder perguntas enviadas a ele pela hashtag #AskRalph a partir desta terça-feira.
Até o início da tarde desta terça, já havia dezenas de tuítes endereçados a Hoare, pedindo orientações tanto sobre flores e jardins quanto sobre sua longevidade.
Dono de 200 roseiras, ele disse que dribla um problema no joelho usando uma enxada para capinar e um utensílio para agarrar coisas do chão.
Força de vontade
Ele também solicita a ajuda de seus bisnetos, de seis e quatro anos de idade. E contou que os pequenos já são especialistas em remover as flores murchas de suas roseiras.
Ex-bancário e veterano piloto da Força Aérea britânica, Hoare disse que acaba de enviar seu pedido de sementes para este ano.
Ele contou que as sementes de batata estão brotando no quarto de hóspedes e que está esperando que o tempo fique mais seco para plantar as cebolas.
Imaginar seu jardim florescendo lhe dá força de vontade para continuar, mesmo durante o inverno, explicou.
E acrescentou um importante conselho de saúde: "Jardinagem faz com que eu me mexa e mantém minha mente ativa".
Hoare disse que vem cuidando sozinho do jardim desde a morte da esposa, Dorothy, em 2007.
Os dois se casaram em 1940 em Somerset, no sudoeste da Inglaterra, e tiveram dois filhos. Hoje, ele tem seis netos e seis bisnetos.
Por causa do problema no joelho, além de pedir a ajudantes que façam as tarefas que ele não consegue fazer, Hoare usa sua experiência e conhecimento para planejar seu jardim.
"Eu também passo mais tempo andando pelas alamedas, admirando e cheirando as rosas e anotando mentalmente o que precisa ser feito."
Hoare foi identificado como o jardineiro mais idoso da Grã-Bretanha após uma campanha de uma loja de móveis que procurava um especialista para responder perguntas sobre horticultura para a nação.