quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Chineses pagam metrô com garrafas PET


Existem diversos projetos de reciclagem de garrafas PET pelo mundo. Mas já pensou trocar as garrafas que iriam direto para o lixo – reciclável – por créditos de metrô? Essa é a mais nova realidade dos moradores de Pequim, na China.
Máquinas instaladas em duas estações da capital, Jinsong e Shaoyaoju, coletam o material reciclável e, em troca, dão créditos aos usuários do metrô, que podem usá-los para comprar passagens. Cada PET depositada no equipamento vale entre US$ 0,15 e US$ 0,50, de acordo com o tamanho e tipo da garrafa.


A ideia é estimular o uso do transporte público na capital chinesa – e, assim, diminuir os índices de congestionamento e poluição – e, ainda, incentivar a prática da reciclagem entre a população. Todo o material coletado nas estações do metrô é enviado para uma central de processamento, que utiliza o plástico para outros fins.
As máquinas que trocam PETs por bilhetes de metrô ainda estão em fase de teste, mas, se a iniciativa der certo, a ideia é expandi-la para toda a rede metroviária de Pequim e, também, para a rede de ônibus.

Fonte: Revista Superinteressante