quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Projeto prevê viagem por terra de mais de 1000 km por hora

O empreendedor americano Elon Musk revelou os planos para um sistema de transporte de passageiros que ligaria cidades com cápsulas que podem viajar por cima e por baixo da terra.
Musk é um pioneiro na criação de carros elétricos mais rápidos com sua montadora, a Tesla. Agora, ele propõe o Hyperloop, um sistema que usa magnetos e ventiladores para impulsionar a cápsula de passageiros, que flutua no ar dentro de um longo tubo e é movida a energia solar.
A proposta de Musk é construir o sistema para ligar em cerca de meia hora as cidades californianas de Los Angeles e San Francisco, que ficam a 610 km uma da outra. O custo foi estimado em US$ 6 bilhões.

Mas Musk não foi o único a pensar num projeto assim. Outra companhia americana, a ET3, quer criar um sistema parecido, permitindo que uma viagem entre Nova York e Hollywood fosse feita em quarenta e cinco minutos.
Em uma cidade dependente de carros como Los Angeles, os projetos Hyperloop e o da ET3 parecem distantes da realidade, mas ninguém duvida que eles possam se tornar realidade.
Afinal, vale lembrar que Elon Musk é o fundador do PayPal, empresa responsável por um popular sistema de pagamento online, e da SpaceX, uma empresa de transporte espacial que em 2012 se transformou na primeira firma particular a transportar carga para a Estação Espacial Internacional.

Fonte: BBC Brasil