quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Casal viaja pelo Brasil em busca de projetos sociais


Eduardo e Iara Xavier venderam a casa própria, pediram demissão e foram atrás de um sonho. Você teria coragem? 

Em janeiro de 2011 o casal largou a vida pacata em Divinópolis, interior de Minas Gerais, para viajar sobre quatro rodas Brasil afora caçando projetos sociais.

O objetivo do casal é descobrir o que move quem faz o bem. Deixaram o materialismo de lado e decidiram conviver com pessoas que pensam no coletivo, sem patrocínio ou qualquer incentivo financeiro.

Crentes de que existem mais ações positivas do que negativas no mundo, o casal visitou 21 estados e percorreu 162 mil km para conhecê-las. Durante 33 meses de estrada, os administradores de empresas já enfrentaram muita lama, pó, buracos e piadas pelo caminho. Mesmo assim, Eduardo e Iara não desanimam.

Mais de 750 projetos já foram identificados. O método? É simples: percorrer ruas das cidades e abordar pessoas para indicar bons exemplos. Nada de ‘jogar no Google’! A prática, porém, não é tããão simples assim: ao anoitecer é preciso sair à procura de local para estacionar e passar a noite, normalmente próximo de postos de gasolina.



Para que as iniciativas fossem bem divulgadas, os Caçadores de Bons Exemplos, como ficaram conhecidos, criaram um site* (e uma fã page no Facebook) que, além de servir como instrumento de divulgação de iniciativas inspiradoras do Brasil, é um verdadeiro banco de dados para a rede do bem.

Apesar da vontade de parar e ajudar diversos projetos que conheceram, abastecer a rede do bem, segundo Iara, é o papel deles. Ao incentivar esse intercâmbio, as pessoas acabam tendo mais ideias sobre como solucionar problemas.

Depois de dois anos e meio, a viagem continua insuficiente para saciar a sede do casal. Planos para o futuro? Vender o carro – pois o dinheiro da casa já está quase extinto – e seguir com mochilas nas costas… a pé! E, já que o Brasil está se tornando pequeno demais para tamanha aventura, Iara e Eduardo pretendem embarcar – sem roteiros – para o exterior até 2014.

Para casa, em Divinópolis, interior de Minas Gerais, só pretendem retornar no ano de 2015 – com uma bagagem que, sem dúvidas, não caberá em lugar nenhum.

Fonte: Revista Superinteressante