quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

O Brasil deve se tornar a quinta maior economia do mundo até 2023

Segundo projeções do Centro de Pesquisa Econômica e de Negócios (CEBR, na sigla em inglês), a economia brasileira superará a da Grã-Bretanha e da Alemanha.

Atualmente, o Brasil ocupa o sétimo lugar no levantamento do CEBR, que lista os 30 maiores países do mundo pelo tamanho de seu PIB nominal.

Segundo a pesquisa, a economia brasileira vai se beneficiar do crescimento da população e do comércio de agricultura, este último impulsionado pelo acordo da Rodada Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC) e pelos alimentos transgênicos.

O estudo destaca que, em 2011, o Brasil já havia superado a Grã-Bretanha, tornando-se a sexta maior economia do mundo, mas perdeu o posto no ano seguinte devido à desvalorização cambial, ao menor crescimento econômico e à elevação das tensões políticas.

Pela primeira vez, a CEBR fez previsões para o comportamento das maiores economias do globo para um período de cinco, dez e quinze anos.


A estimativa é de que em 2028, a China se tornará a maior economia do mundo, à frente dos Estados Unidos. No mesmo ano, a Índia superará o Japão e se tornará o terceiro país mais rico do globo.

Confira a tabela com mais detalhes:
2013201820232028
1EUAEUAEUAChina
2
China
ChinaChinaEUA
3
Japão
JapãoJapão
Índia
4AlemanhaAlemanhaÍndiaJapão
5França
Grã-Bretanha
BrasilBrasil
6
Grã-BretanhaRússiaAlemanhaAlemanha
7BrasilBrasil
Grã-Bretanha
Grã-Bretanha
8RússiaFrançaRússiaRússia
9ItáliaÍndiaCanadáMéxico
10CanadáItáliaFrança
Canadá


Fonte: BBC Brasil